domingo, 4 de novembro de 2007

Alimentação saudável versus preservação do ambiente

O discurso do nutricionista, muitas vezes, é dificultado pelo paradigma “alimentação saudável versus preservação ambiental”.
De que forma o nutricionista pode ter um discurso acertivo perante este problema?
Por um lado somos “obrigados” a incentivar o consumo de peixe, nomeadamente peixes gordos, pela sua riqueza em ómega 3. Contudo muitas destas espécies de peixe estão em vias de extinção. Será que devemos repensar as nossas afirmações sobre alimentação saudável procurando que estas não tenham repercussão no meio ambiente?


Credicts by: http://culinaria.weblog.com.pt/arquivo/Saladas%20Atum.jpg

3 comentários:

marta disse...

Antes de mais, parabéns pelo excelente trabalho que têm feito com este blog. Este é já um dos endereços que visito diariamente.

Acho esta questão da preservação ambiental bastante pertinente e actual. Parece-me que o trabalho do nutricionista acaba inevitavelmente por "sofrer" a influência de variadas condicionantes, sejam elas ecológicas, económicas, sociais ou culturais, embora estas sejam questões que acabam por fugir à sua esfera de responsabilidade. A questão da pesca, em particular, é não só condicionada pelo perigo de um possível esgotamento das reservas naturais, mas está também sujeita a normas europeias que limitam a sua captura.
Penso, por isso, que mais importante que procurar soluções alimentares "amigas do ambiente", o nutricionista tem a responsabilidade de aconselhar uma alimentação saudável que seja acessível ao consumidor comum.

Ementa para Hoje disse...

Eu diria que esta questão é uma "pescada de rabo na boca"! A situação global que estamos a atravessar, ou seja, uma inevitável limitação de algumas cadeias alimentares faz nos "re-pensar" as nossas opções alimentares! É nesta vertente que se deve estender a comunicação do Nutricionista, com base num discurso ponderado tendo em consideração ambas as questões debatidas.

Anónimo disse...

o meu comentário vai ser um pouco diferente dos outros que estão aqui mas é a minha opinião.

Eu ao estar a fazer a pesquisa para um trabalho da escola sobre alimentação e encontrei este blog (somente por acaso) e não estou de acordo com o que a autora escreveu.

O mundo está assim não é por nós comermos peixes gordos ou outros animais quais queres que eles estão em vias de extinção. Eles estão em vias de extinção devido á poluição que o homem faz inconscinetemente todos os dias. São poucas as pessoas que reciclam que nao deitam lixo para o chão, não gastam á toa toda a energia que lhes é "oferecida". O homem foi criado para se alimentar de outros animais . Como por exemplo o homem come o cabrito, e o cabrito podia ter comido outro animal qualquer e esse outro animal ter comido outra coisa e por ai fora. Isto é a lei da vida...! E os nutricionista apenas devem ajudar as pessoas que necessitam dando lhes um habito alimentar feito somente para ela. Por isso pensem... O homem não sobreviria se so se aliemnta-se de vegetais, ervas,... O homem teria que comer soja ou nutrientes que subtituam a carne de vez em quando. Por isso pensem no que disse e na opiniao da autora deste texto.. e vejam quem tem realmente razão.. e se nao estao de acordo com os peixes então tambem nao estao de acordo com as carnes ,certo?!!!

ah reciclem, ajduem o ambiente mas pensem....