quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Quais os objectivos de quem produz ciência?

“A propósito do Dia Mundial da Alimentação, os especialistas lembram que uma das principais funções do pequeno-almoço é repor as reservas do organismo, quebrando o jejum nocturno, e permitir uma distribuição equilibrada de alimentos ao longo do dia.No entanto, esta é uma refeição que começa a ficar fora da ementa de muitos portugueses que, devido à velocidade do dia-a-dia, têm tendência a desvalorizá-la.”

http://videos.sapo.pt/93K3CLGBDt7pwbmWYEOD

In sic noticias online
A notícia acaba com uma comunicação de uma Nutricionista que se pronuncia acerca da importância do consumo de um pequeno- almoço saudável, numa iniciativa de promoção ao consumo de produtos lácteos, fruta e pão no contexto do Dia da Alimentação, 16 de Outubro e com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Para além da importância de um pequeno- almoço saudável realça informações de carácter económico (um pouco em resposta à Jornalista), já que muitas vezes as pessoas revelam como principal entrave a uma tentativa de uma alimentação saudável, o preço destes produtos. A profissional de saúde dá o exemplo de que tomar o pequeno-almoço no café ficará certamente mais caro do que o tomar em casa e ingerindo as recomendações dada pela mesma. Destaca ainda o factor tempo, como outro dos impedimentos à toma do pequeno-almoço antes de sair de casa.

Num contexto de comunicação social, por vezes tende-se a avaliar sobre assuntos que possam estar na base de determinados obstáculos a uma Alimentação saudável, está claro que a base científica continua lá, apenas se embeleza com um teor mais pessoal e com experiências próprias.

4 comentários:

Anónimo disse...

De facto o pequeno almoço tem vindo a cair no esquecimento, eu próprio agravo essa estatística. Este é um dos frutos da sociedade moderna, demasiado tempo de espera para chegar aos empregos e a vida matinal agitada são dos principais factores que roubam tempo crucial para necessidades básicas, como é esta. Vocês, futuras nutricionistas, terão de argumentar de modo a reforçar a ideia pró-pequeno almoço afim de pressionar as pessoas e as entidades empregadoras a não tornarem o pequeno-almoço um luxo só de alguns. Um Blog muito didáctico, parabéns.

o sabor das palavras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Nunca é demais salientar a importância de um pequeno-almoço saudável. Como futuros nutricionistas e profissionais de saúde temos o dever de apelar para a adopção deste hábito em todas as faixas étarias da nossa população. Os media também já estão atentos a esta problemática. O projecto "Rituais" que apresentamos no nosso blog também o faz. Convidamos a visualizar este pequeno video que reforça a ideia: http://www.rituais.net/DesktopModules/UltraVideoGallery/UltraVideoGallery.swf?vId=6&portalId=0

Ementa para Hoje disse...

A questão do pequeno-almoço "arrasta" consigo algumas questões, tais como a falta de tempo e a escolha dos alimentos, que por vezes nem sempre é a mais correcta. Estas são as bases do depoimento da Nutricionista, no vídeo. O desafio da sua comunicação é mostrar de que forma estas questões podem ser contornadas!